• Diogo Martins

Star Wars Comics ed. 4 - Timelines

Ficou confuso com tantos BBY e ABY nos últimos posts? Vamos entender melhor o que isso significa e dar uma olhadinha nas timelines de Star Wars.


A linha do tempo de Star Wars pode parecer simples. Jogue alí a trilogia dos prequels, depois a trilogia clássica e por último a trilogia de Rey, Kylo Ren e companhia. Ah, não esqueça de adicionar também Rogue One e Solo. Pronto, tudo resolvido, certo? Não poderia estar mais errado Padawan... Mesmo se não considerarmos o universo Legends, e sua montanha de conteúdo extra, já tem MUITA coisa que saiu após a compra de Star Wars pela Disney e que já virou canon, além dos filmes.


Então, como organizar todo esse material em uma linha do tempo coesa e inteligível? A primeira coisa é criar um ponto de referência, algo que possa significar que, após aquele acontecimento, tudo mudou. Nos nossos registros ocidentais, dividimos nossa contagem dos anos em AC e DC. Não, miséria, não é a banda de rock... É antes de Cristo e depois de Cristo. E, para nós, amantes de Star Wars, a divisão fica por conta da icônica batalha de Yavin IV.


A Batalha de Yavin acontece no espaço, acima de Yavin IV, onde a Rebelião consegue sua primeira e grande vitória contra o então instaurado Império Galáctico, e consegue destruir a primeira Estrela da Morte. Esta importante batalha, que acontece ao fim do episódio 4, Uma Nova Esperança estabelece dois grandes marcos. O primeiro, já mencionado, foi a vitória quase milagrosa da Aliança Rebelde e a destruição da primeira Estrela da Morte. Mas, também foi o momento em que Luke Skywalker se "apresenta" pela primeira vez a Darth Vader. Que, mesmo durante sua breve batalha espacial, já sente a forte ligação do jovem com a força.



Aqui acima colocamos uma linha do tempo do Universo Legends, o então Universo Expandido. Perceba que ela é dividida em BBY (Before the Battle of Yavin - Antes da Batalha de Yavin) e ABY (After the Battle of Yavin - Após a Batalha de Yavin). Ela está longe de ser completa, mas foi a mais completa que encontrei nas minhas andanças cibernéticas. E também, é importante mencionar que não consegui descobrir quem foi o abençoado que a criou para dar os créditos. Então, se você sabe ou, melhor ainda, é o pai da criança, comenta aqui que ficaremos mais do que satisfeitos em creditar a façanha.


Ahhhh... Antes que eu me esqueça a Collider fez um trabalho primoroso e criou uma timeline do atual canon de Star Wars. Dá uma conferida aqui nesse link. Sim, é tudo em inlgês, mas deixa de ser preguiçoso e vai praticar um pouquinho seu "the book is on the table", pois vale MUUUUITO a pena.


Então, acho que por hora é isso. Bejundas e, que a força esteja com vocês.

Assine a nossa Newsletter 

  • Facebook

O CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos é um projeto multi plataformas que celebra o universo das Hqs, que conecta fãs de quadrinhos com artistas e criadores.

CCQ ® 2020. Todos os direitos reservados.