- Diogo Martins
Star Wars Comics ed. 3 - Legacy
Essa semana, nossa parada nos levará de volta para o futuro para ver como seria este período na versão do Universo Expandido de Star Wars, com Legacy.

Na semana passada fizemos uma viagenzinha 4 mil anos antes do período histórico onde se passam os filmes de Star Wars. Desta vez, o exercício vai ser outro. Vamos fazer uma viagem de volta para o futuro e conhecer a visão dos autores John Ostrander e Jan Duursema para o que seria o futuro de Star Wars, no Universo Expandido. Hoje vamos falar de Star Wars Legacy.

Legacy se passa em 156 ABY (After Battle of Yavin - Após a Batalha de Yavin) e conta a história de Cade Skywalker, um descendente de Luke que se torna um Bounty Hunter. A série foi publicada entre junho de 2006 e agosto de 2010, também pela Dark Horse Comics e, igual a sua série co-irmã, Knights of the Old Republic, também contou com 50 edições no total. Até hoje, é considerada por muitos uma das melhores séries do Universo Expandido. Em 2007, em um concurso realizado pelo Jedi Council Foruns, na theforce.net, o primeiro arco de Legacy, Broken, foi votado o 7º melhor material do Universo Expandido já criado.

Após vários anos a galáxia se vê dividida, mais uma vez, entre dois poderes, o Império de Fel, também conhecido como Império Galáctico ou o Império Renascido (utilizando muito da força do antigo império de Palpatine); e a Aliança Galáctica. O Império, aliado aos Sith, e a Aliança, aliada aos Jedi, óbvio. Um detalhe importante, o Império é liderado pelo Imperador Roan Fel, o terceiro imperador da dinastia Fel, fazendo referência a Jaina Solo (uma das filhas de Leia e Han) que, após se casar com Jagged Fel, se torna Jaina Solo Fel. Jagged, por sua vez, que assume o trono de imperador, é filho de Syal Antiles Fel… Antiles, Wedge… Sacou, né? Logo, o império é comandado pelos descendentes de Han e Leia, com uma ajudinha do Wedge. Mas isso a gente conversa melhor em uma outra oportunidade.

Após 3 anos de guerra, a Aliança se rende e a Ordem Jedi se retira para o planeta Ossus, onde mantém seu último templo, liderados pelo Mestre Jedi Kol Skywalker. Após uma traição dos Sith, o templo Jedi é destruído e Cade Skywalker (filho de Kol), ainda um padawan, consegue escapar e se junta a um grupo de piratas. Logo, em companhia de Jariah Syn e Deliah Blue se torna um caçador de recompensas, porém tentando esconder suas origens, renegando sua ligação com a força. Acontece que o moço é um Skywalker, né, e os problemas não tardam a encontrá-lo. E assim, logo Cade se vê preso entre uma moribunda Ordem Jedi, um gigantesco e corrupto Império Galáctico e os ardilosos e poderosos Sith.
Se vocês ficaram meio perdidos com tantos BBY e ABY, na próxima semana, vou trazer uma timeline do Universo Expandido e conversar um pouco melhor sobre isso.
Bejundas e, que a força esteja com vocês.