Peanuts Completa 70 Anos

A tirinha de Charles M. Schulz, que deu vida aos personagens Charlie Brown e Snoopy e toda a turma dos Peanuts, faz aniversário nesta sexta-feira.



Há exatamente 70 anos (2 de outubro de 1950), era publicada pela primeira vez a tirinha “Peanuts” (traduzida no Brasil como "Minduim"), de Charles M. Schulz. A tira chegou a ser publicada em 2.600 jornais por todo o mundo e alcançou mais de 355 milhões de leitores em 75 países, com tradução para mais de 25 idiomas.


A história de Peanuts, começou bem antes de 1950, a primeira vez que Schulz batizou o personagem Charlie Brown ocorreu em 1948 na sua primeira série semanal chamada Li'l Folks, Schulz na época trabalhava na Art Instruction Schools, Inc., em Minnesota EUA.


O artista pediu para o colega instrutor chamado Charles F. Brown o seu nome para usar em um personagem, na verdade ele se referiu a quatro personagens diferentes de Li'l Folks como Charlie Brown, mas nenhum desses personagens tinham semelhança com o futuro protagonista de Peanuts. Li'l Folks apresentou uma das primeiras versões do Snoopy.


Peanuts começou a ser publicado em 2 de outubro de 1950, Charlie Brown ainda não vestia a sua icônica camisa em zigue-zague, que só iria aparecer em 21 de dezembro de 1950. O processo de desenvolvimento do personagem foi complexo e demorado, pois originalmente Charlie Brown seria irreverente, mas conforme o personagem se desenvolveu, sua personalidade mudou consideravelmente.


O herói gentil, a insegurança, o amor não correspondido, o derrotado otimista, as desastrosas interações com as garotas tornaram-se traços marcantes do personagem. Talvez seja esse o sucesso de Peanuts, a sua temática que aborda questões tão humanas e que os leitores conseguem se identificar.


“Charlie Brown, de todos os Charlie Browns do mundo, você é o mais Charlie Brown de todos!” (Linus)

Espero que continue assim por muito tempo, Linus.


Assine a nossa Newsletter 

  • Facebook

O CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos é um projeto multi plataformas que celebra o universo das Hqs, que conecta fãs de quadrinhos com artistas e criadores.

CCQ ® 2020. Todos os direitos reservados.