O DIA EM QUE DESCOBRI O QUE ERA UM RECORDATÓRIO

Quando pensei no nome pra este humilde espaço, me veio à mente Recordatórios, porque cabe bastante coisa dentro dele. Tem a ver com quadrinhos, tem a ver com lembranças e tem várias funções. Então, bora falar sobre ele, o recordatório (a repetição do termo hoje é proposital e quase infinita).


Ainda quando eu estava na minha fase de pequeno gafanhoto e tradutor wannabe, sob a tutela do melhor Obi-Wan Kenobi que alguém poderia desejar, Mario Luiz C. Barroso, este me alertou:

"Carlão, recordatórios são sempre em itálico."

Top. Agora corre pro google ver o que c*rajos são recordatórios.

Asterix Contra os Normandos

Recordatórios são painéis como esse de fundo amarelo, que (principalmente) situa o leitor sobre onde e quando a cena ocorre, quem está envolvido, caso seja a primeira aparição, e dá uma ideia da ação em curso.



Não, eu não sabia que isso tinha nome.

Passei a me achar em um estágio mais adiantado da evolução humana, como as pessoas que olham pra uma faca torta, sem corte e falam "é talher pra peixe" com a empáfia de quem compete em expertise com um neurocirurgião ou cientista espacial.


Em segundos, percebi que quase todo mundo sabia, menos eu.


Geralmente, o recordatório dá voz ao narrador onisciente (alguém que sabe tudo, inclusive como a história termina). Mas os recordatórios são uma ferramenta com diferentes usos pra quem escreve, mas também pra quem edita e/ou traduz.


O Príncipe Valente nos Tempos do Rei Arthur

Hal Foster, por exemplo, nunca gostou de balões disputando espaço com a arte. Assim, todos os textos do Príncipe Valente, inclusive diálogos, eram colocados em painéis sem rabicho, nos cantos ou no rodapé. Os desenhistas que o sucederam ao longo das mais de 80 anos da saga do Príncipe de Thule mantiveram sua opção. Há muitas exceções quanto à posição do texto, mas não há balões.


Recordatórios são mesmo essenciais?

Crise nas Infinitas Terras

Já pensou ter de ler Crise nas Infinitas Terras sem um recordatório pra te dar aquela paz no coração de saber em qual das INFINITAS Terras você está? Cada uma com seu próprio Superman, seu próprio Batman, Flash...