Charles Schulz

O criador dos Peanuts, descreveu a si mesmo como alguém “nascido para desenhar tiras de quadrinhos”

Charles Monroe Schulz nasceu em Minneapolis, Minnesota (EUA), no dia 26 de novembro de 1922, mas cresceu em Saint Paul. Fillho único de Dena e Carl Schulz. Durante a adolescência, Charles e seu pai liam todos os domingos de manhã os quadrinhos dos jornais. Seu primeiro desenho foi publicado em 1937 pelo jornal Ripley’s Believe it or Not e trazia Spike, o cão da família que mais tarde inspiraria Snoopy.


Incentivado pela sua mãe, concluiu um curso de cartum por correspondência com a Federal School of Applied Cartooning (agora Art Instruction Schools). A carreira do artista só começou depois de retornar da guerra no outono de 1945, foi trabalhar como professor de arte na mesma Art Instruction Schools que alguns anos antes foi aluno.


Sua primeira tira com circulação regular nos jornais foi Li’l Folks, publicada entre 1947 e 1949. As histórias focavam em crianças precoces com cabeças grandes que interagiam com diálogos e ações que ultrapassam suas idades, a ideia de Peanuts já estava plantada.


Em 2 de outubro de 1950 é publicada a primeira tira, em sete jornais de todo o país. Com o seu traço simples e quatro painéis o então jovem cartunista Charles Schulz, aos 27 anos traria ao mundo um dos mais importantes personagens do mundo das Hqs.


Quando Schulz anunciou sua aposentadoria em dezembro de 1999, o Peanuts eram distribuídas em mais de 2.600 jornais em todo o mundo, com coleções de livros traduzidas em mais de 25 idiomas. O autor foi premiado com as mais altas honras, recebeu o Emmy Awards por seus especiais de animação, foi reconhecido e elogiado pelos Estados Unidos e governos estrangeiros, teve uma nave espacial da NASA com o nome de seus personagens e inspirou uma apresentação no Carnegie Hall. E ainda hoje, o Peanuts continua a entreter e inspirar os jovens e os jovens de coração.


Fonte: Charles M. Schulz Museum

Assine a nossa Newsletter 

  • Facebook

O CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos é um projeto multi plataformas que celebra o universo das Hqs, que conecta fãs de quadrinhos com artistas e criadores.

CCQ ® 2020. Todos os direitos reservados.