Cebolinha, 60 Anos de Planos Infalíveis

O popular personagem criado pelo Mauricio de Souza completa 60 anos neste sábado 24 de outubro.

Cebolácio Menezes da Silva Júnior, o Cebolinha surgiu em 24 de outubro 1960, como um personagem secundário nas tirinhas de Bidu e Franjinha, que eram publicadas originalmente no jornal Folha da Manhã o atual jornal Folha de São Paulo. O personagem é baseado em um garoto de Mogi das Cruzes, e que ganhou o apelido de “Cebolinha” graças ao pai do autor, Antonio de Sousa, por causa de seus cabelos espetados.


Morador do bairro paulistano do Limoeiro, Cebolinha vive com seus pais, Cebolácio Menezes da Silva "Seu Cebola" e a Dona Maria Cebolácia Carneiro Menezes da Silva "Dona Cebola", a sua irmãzinha Maria Cebolácia Menezes da Silva Filha "Maria Cebolinha" e o Floquinho, seu exótico cachorro verde da raça Lhasa Apso.

A primeira aparição do Cebolinha.

Com a sua personalidade única e a marcante característica de ter dislalia (trocando a letra "R" pelo "L") a popularidade do personagem foi crescendo, tornando-se a estrela principal das historinhas, transformando Bidu e Franjinha em seus coadjuvantes de luxo.


A importância do personagem para as histórias em quadrinho é gigantesca, pois em 21 de março de 1963, uma certa garotinha baixinha e dentuça, surge contracenando com o Cebolinha, seu nome é Mônica e seria a nova protagonista do Universo Mauricio de Souza.


Palabéns, Cebolinha o nosso “Dono da Lua”.

Assine a nossa Newsletter 

  • Facebook

O CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos é um projeto multi plataformas que celebra o universo das Hqs, que conecta fãs de quadrinhos com artistas e criadores.

CCQ ® 2020. Todos os direitos reservados.