10 PERGUNTAS - PABLO MARCOS

Entrevista realizada em (abril de 2017).

No último dia 31 de março, Pablo Marcos Ortega completou 81 anos. Nascido em 1937 na cidade de Laran, Chincha Alta, Peru, mudou-se aos cinco anos para a capital Lima. O gosto pelos desenhos se estendeu da infância à idade adulta, e Pablo começou a vida profissional trabalhando em jornais, onde fazia caricaturas e ilustrações esportivas. Polivalente, passou a também desenhar tiras de jornal e tornou-se diretor de arte do diário Expreso.

Em 1967, mudou-se para o México e, na década seguinte, Nova Jersey. Nos EUA, trabalhou para as editoras Warren e Skywald com quadrinhos de terror que lhe valeram a posterior transferência para a Marvel Comics. Lá, se popularizou com seu trabalho em gibis estrelados por vampiros e zumbis, na maioria em preto e branco. Os anos 80 trouxeram o auge da carreira de Pablo Marcos, quando este formou a equipe criativa de The Savage Sword of Conan ao lado do consagrado roteirista Roy Thomas e do premiado desenhista John Buscema.

Na década seguinte, realizou seu trabalho de mais longa duração no título Star Trek: The Next Generation. Atualmente, o artista se divide entre suas casas nos EUA e na Colômbia, visitando ocasionalmente sua terra natal. Sempre com um bloco de papel em mãos, teve de prometer à esposa Myriam que, pelo menos aos fins de semana, deixaria de desenhar. Além das histórias do Tarzã que produz regularmente para a editora E